sábado, 27 de outubro de 2018

MOVIMENTO PSICANALÍTICO DO ABC PELA DEMOCRACIA




CARTA ABERTA


Caras e caros


O MOVIMENTO PSICANALÍTICO DO ABC vem a público, diante desse momento perigoso que vive o nosso país, declarar nossa posição e nosso voto em favor da democracia, sabendo de nossas responsabilidades como cidadãos e principalmente enquanto um movimento do ABC Paulista. 
Nos últimos anos a figura de uma pessoa autoritária e antidemocrática vem ganhando espaço em nosso meio e o resultado é essa situação em que hoje tememos perder o que nosso país tem de mais precioso, a democracia, conquistada a duras penas por meio de muita luta durante o período do regime civil-militar. 
Hoje, o que se desenha em nosso país é a volta desse regime que restringe liberdades individuais, que ignora a convenção universal dos direitos humanos, que destila palavras contra grupos sociais minoritários, suprime direitos trabalhistas e nos coloca como inimigos do povo e da nação brasileira.
Diante desses acontecimentos nós declaramos nosso apoio ao candidato Professor Fernando Haddad, que mantém o discurso de compromisso com a democracia.
E nós, do Movimento Psicanalítico do ABC, terra de grandes lutas e conquistas dos trabalhadores, também temos em comum o compromisso com a democracia, com a liberdade, com a convivência plural e com o respeito mútuo. Acreditamos em um Brasil ético, pacífico, dinâmico, formado por todos os seus cidadãos, livre de intolerância, preconceito e discriminação.
Além disso, em nosso campo profissional, o outro candidato já declarou não acreditar em nossa profissão, como psicanalistas e psicólogos, colocando sempre a violência como principal resposta a qualquer tipo de sofrimento individual e social. 
Sabemos que independente de quem for o vencedor, no dia 29/10 nossa luta continuará, pois a democracia é uma luta constante, sem fim, e escolheremos poder dialogar, discordar e ser oposição sem sermos perseguidos por um Estado totalitário.

Seguiremos na luta e acreditamos na vitória da democracia!
MOVIMENTO PSICANALÍTICO DO ABC

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

DIÁLOGOS PSICANALÍTICOS ENTRE BIOPOLÍTICA E MARXISMO



Convidamos a todas e todos os interessados em pensar questões clínicas e políticas a partir do tema proposto.
Data: Sábado 20/10 as 10:00h
Rua Coronel Ortiz, 272, Centro - Santo André
Inscrições pelo WhatsApp 9.4112-2152
Evento Gratuito
As vagas são limitadas.
Haverá certificado de participação
PROGRAMAÇÃO
10:00h - Credenciamento
10:30h: MESA 1: Coordenação: Aline Taconeli
• Vanessa C. P. D'Afonseca (São Paulo): Psicanalista, doutoranda em Linguística pela UNICAMP. Tema: “Biopolítica, inconsciente e linguagem”
• Nadir Lara Junior (Curitiba): Psicanalista, mestre e doutor em Psicologia Social pela PUC-SP; pós doutor em Psicologia Clínica IP/USP. Tema: “A subjetividade capitalista: cinismo e ambição”
12:00h – Almoço
13:00h: MESA 2 – Coordenação: Felipe Tadeu Belitz Ruiz
• Isaías G. Ferreira (Santo André): Psicanalista, Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP. Tema: "A psicanálise lacaniana no laço social: uma crítica da racionalidade gerencial hegemônica"
• Ilana Moutian (São Paulo): psicanalista, mestre, doutora e pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University. Pesquisadora pós-doutorado na USP. Tema: “Poder e verdade na perspectiva foucaultiana”
14:30h: COFFEBREAK
15:00h: MESA 3 – Coordenação: Felipe Augusto de Oliveira
• Brendali Dias (Santo André): Psicanalista, doutora em Psicologia Social pela PUC/SP. Tema: A política da psicanálise e o capitalismo”
• Marcus C. R. Teshainer (São Paulo): Psicanalista, doutor em sociologia pela PUC/SP, pós Doutor em Psicologia Clínica pelo IP/USP. Tema: “Psicanálise e a religião capitalista”
16:30h - ENCERRAMENTO